sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Back to past...


Domingo estarei em Macapá, Amapá, a cidade onde passei a maior parte de minha curta e insignificante vida, aos olhos do mundo, mas tão importante e relevante para mim. Desde que saí de Macapá para me aventurar na "temperada" Curitiba, retornei à cidade 3 vezes (2005,2006,2007). Logo acontecerá o quarto retorno. Mas desta vez será diferente... Será um retorno diferente...
Sem dúvidas sou um novo homem... Sou um homem. Irei visitar Macapá como um homem.
Penso na criança que saiu da saia da mãe aos 17 anos e resolveu embarcar em uma cidade nova, desconhecida, em busca dos sonhos. Também penso no homem de hoje, que volta a terra que o acolheu por 14 anos, na ansiedade de reencontrar amigos e familiares que não são vistos a quase dois anos. Então, tento imaginar o buraco, enorme e profundo, que distancia e separa essas duas pessoas... No que aconteceu e transcorreu para que essa criança virasse esse homem.
Abandonei Macapá por vários motivos. A desculpa principal foi: em busca de estudos, de uma formação acadêmica de qualidade. Mas por de trás disso, há muita história. Macapá significa muita coisa para mim. Representa erros que cometi, representa um Lauro que tinha vergonha de si mesmo. Vergonha de sua pessoa, de sua vida, de seu corpo, de seus erros, de sua falta de conquistas, dos sonhos distantes. Os anos que passei em Macapá poderiam ser os anos em outra cidade, que proporcionasse oportunidades. Essa Macapá, é a Macapá da separação dos meus pais, das dificuldades que passei, da minha mãe que lutou e ralou muito para dar a melhor vida possível para mim. Nesta cidade eu cresci, conquistei, fui o melhor aluno dos colégios que passei, do pré ao 2º ano, e me orgulho muito disso. Melhor ainda é ver meus pais se orgulharem disso, principalmente minha mãe, que viu seu esforço valer a pena.
No Amapá eu tomei decisoes importantes, mudanças, quebras e com isso surgiu marcas e na busca de esquecê-las corri para Curitiba, o mais longe possível que consegui daquele lugar. E prometi voltar mudado, diferente.
Não fui infeliz em Macapá. Tive uma infância muito boa. Só que sinto que meu potencial foi contido.
Nas três primeiras vezes não consegui, embora eu já estive no processo de maturação e mudanças. Porém, desta vez será diferente. Sou uma nova pessoa. E não falo só pelos 18 quilos que ganhei, pelo quanto que eu cresci e amadureci. Sou um homem marcado, não sou mais aquele menino que chegou com um sotaque carregado e morrendo de medo do desconhecido. Conheci o lado mais cruel do coração humano, mas também conheci o lado mais bonito.
Desta vez não estou com medo de voltar. Não tenho medo de ser julgado. Desta vez cumpri com o prometido. No fim, eu não fugia de Macapá e sim fugia de mim mesmo. Hoje consegui contruir uma nova vida, alicerçada em coisas boas. Não é uma vida perfeita, mas me orgulho muito dela, do suor que foi levantá-la. Agora está na hora de encarar o passado e dizer para aquele menino sonhador e inconformado, que o futuro dele será brilhante.

3 comentários:

Unknown disse...

Não fiz parte do seu passado, mas me orgulho muito das suas mudanças e do seu amadurecimento. E fico muito feliz de fazer parte, de alguma forma, de todo esse processo. Saiba que também influenciou muito a minha vida e que alegra muitos dos meus dias. Te adoro! Se cuida e faça uma boa viagem!

Anônimo disse...

Fico muito feliz de ler suas declarações. Na vida coisas boas e ruins acontecem, virtuoso é aquele que utiliza ambas pra crescer e melhorar continuamente.
Bom retorno, boas férias! Que a história seja reescrita, e Macapá seja a cidade das melhores férias da sua vida! \o/
Beijão

Anônimo disse...

Concordo com tudo que elas disseram acima... e só acrescento o seguinte: mudar é bom, mas mudar devagar, porque mais importante que a velocidade, é a direção.
Seu processo foi gradual, e por isso que acredito que a realização agora é plena.
Tenha ótimas férias em Macapá, pois agora, amigo meu, não há nada mais do que fugir.
Adoro vc!
Beijos!