segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Êxtase

Hoje chorei. Chorei de alegria. Alegria porque um dia vamos morrer. Calma, calma, não estou feliz pela morte. Mas é que isso me fez refletir que só vivemos uma vez, fato! Reencarnação, céu e/ou inferno são especulações, maneiras que os homens encontram para aliviar a idéia de finitude da vida. Pensar que não somos eternos é uma idéia desconfortante. Mas acredito que a idéia de vida após a morte só piora a situação. Já que a vida é finita, temos é que vive-la, aproveitá-la e não ficar esperando para viver após morrermos. Após a morte não vem a vida. Independente do que acontece no pós morte, serác ompletamente diferente do que temos HOJE. Então vamos falar sobre o hoje.
Não sei por que existe vida. Mas, independente disso, temos que viver, eu acho, pelo menos. Muitos nascem e morrem todos os dias. Ciclo da vida, não? Mas quantos descobrem ou procuram ao menos a "razão de viver"? Quantos dão sentido às suas vidas? Não sei se isso é certo ou errado, mas hoje achei minha razão de viver: a busca por momentos "vale a pena viver por isso". Por uma música, por um filme, por uma comida, pelo céu, por um sorriso, por uma emoção, por descobertas, por um amigo, por um amor... Cada vez que, em algum momento da minha vida ,eu penso "valeu a pena viver para presenciar esse momento" sinto que vale a pena suportar todos os outros dias ruins. A vida é cruel, dura, e a maior parte dos dias é difícil, mas se ao menos uma vez no ano eu entrar no estado de êxtase ao sentir gratidão e prazer em presenciar o momento "vale a pena", esse ano já terá valido muito a pena.
Daí percebi que dá para ter mais momentos desses. É só parar para observar e deixar os 5 sentidos capturarem essas sensações. Ser feliz é fácil. Estar vivo já é um milagre. Fique feliz por isso, porque, por mais ruins que possam ser nossas vidas, no fim ninguém quer morrer. Medo do desconhecido? não. É que consciente ou inconscientemente, viver é muito bom.

Não quero soar como auto-ajuda. Detesto isso. Perdoem-me se pareceu a intenção. Não foi. Só quero compartilhar. Posso dizer que essa sensação de "êxtase" é muito boa: Descobrir que você não é nada para o mundo, mas ele é tudo para você.

2 comentários:

Anonymous coward disse...

Crença na vida após a morte não só uma questão de conforto; é mais uma questão de covardia e de querer postergar a responsabilidade do que se faz. A idéia de karma e da punição eterna no fogo e enxofre não é senão uma débil tentativa de conter um imediatismo inerente à infantilidade de cada um. Felizmente toda a estratégia do medo, incerteza e dúvida é insustentável se analisada criticamente. Embora eventualmente todos pensem nisso (do carpe diem citado), são poucos os que aceitam o preço dessa escolha. Tão fácil quanto dizer que se encontra em uma busca hedonista é receber os olhares de reprovação. Precisa-se de muita fibra moral para não sucumbir a esse tipo de pressão, especialmente quando vem de tão perto. (...) No fim, é como aquele koan da montanha e do rio: é necessário ver as coisas de uma maneira cosmicamente inter-relacionada e muito recompensadora para... poder-se voltar a fazer as mesmas coisas de antes.

Unknown disse...

:)

"...Por um amigo..."