sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Maratona Oscar: Cisne Negro (Black Swan)



Indicações:
- Melhor filme

- Melhor direção: Darren Aronofsky
- Melhor atriz: Natalie Portman
- Melhor fotografia

- Melhor edição


O cineasta Darren Aronofsky, que em sua empreitada anterior abordou o mundo das lutas livres, decidi aventurar-se pelos bastidores do balé clássico. Por tratar-se de um tema pouco atraente para o público em geral, o diretor criou um thriller psicológico conciliado à delicada, beleza e rigidez da famosa dança. Na trama, Nina (Natalie Portman) é uma dedicada e ingênua bailarina, que disputa o papel principal na releitura do clássico Lago dos Cisnes, reestruturada pelo obsessivo Thomas (Vincent Cassel). A disputa começa a intensificar-se com as pressões geradas pelo professor e pela mãe da dançarina (Barbara Hershey), uma frustada ex-bailarina que procura manter a filha isolada em um cásulo de proteção e perfeição, e pela entrada de uma nova bailarina (Mila Kuris), que é o oposto de Nina. Tais cobranças convergem para o psicológico de Nina, e em sua cabeça que todo o thriller se desenvolve. Ela começa a sentir os efeitos da rigidez e competição selvagem impostos pelo intenso regime de ensaios e a busca pela perfeição pacaba exigindo dela muito mais do que sua disposição física e emocional.
Cisne Negro é uma inteligente e bela abordagem dos bastidores do balé na cidade de New York. Representa uma clara crítica ao violento sistema de dispustas e intrigas que cercam as dançarinas, que muitas vezes torna-se demasiadamente violento e devastador para elas. Natalie Portman realizou uma incrível interpretação, realçando as diversas características apresentadas por Nina ao longo da trama, sem perder a delicada e beleza de uma bailarina. É a favorita a receber o prêmio de Melhor Atriz, e se isto acontecer, o prêmio estará em boas mãos. Outros destaques são a bela trilha sonora e a fotografia, que auxiliam em construir a beleza fatal da história, eficientemente trabalhada por Darren Aronofsky.
Cisne Negro não é um filme fácil, é confuso, necessita de certa atenção aos detalhes, entretanto, mesmo que o filme fosse ruim, o que não é o caso, o incrível e épico final já garantiria a ida ao cinema.





Trailer:

http://www.youtube.com/watch?v=5jaI1XOB-bs

Nenhum comentário: