sábado, 29 de janeiro de 2011

Maratona Oscar: O Vencedor




Indicações:
- Melhor filme
- Melhor diretor: David O. Russell

- Melhor ator coadjuvante: Christian Bale
- Melhor atriz coadjuvamte: Melissa Leo

- Melhor atriz coadjuvante: Amy Adams

- Melhor montagem

- Melhor roteiro original


É fato de que a Academia adora filmes sobre boxeadores. Outra fato é que este tema vem sido muito explorado e encontra-se até meio defasado. Então como atrair a atenção do público e da crítica arriscando uma temática meio batida? É que no filme "O Vencedor" o boxe é apenas um enfeite. O Vencedor não é um longa sobre o mundo do boxe, ou sobre como dar a volta por cima despistando as dificuldades, e sim um filme sobre família e suas complicações. E nisto ele é muito competente.
A história narra a vida real do boxeador Micky Ward (Mark Wahlberg), que busca o sucesso no esporte. Ele tem como treinador seu próprio irmão (Christian Bale) que outrora fora um famoso boxeador que despediçou suas oportunidades graças ao vício pelo crack. Para complementar a empreitada familiar, sua empresária é sua geniosa e protetora mãe (Melissa Meo), que precisa administrar o cuidado entre os nove filhos. Neste cenário Micky ve-se na escolha entre a famíia, que não por más intenções acaba atrapalhando sua carreira, ou seguir seu caminho longe deles e focar-se no seu sonho, ao lado da sua namorada espirituosa Charlene (Amy Adams).
O grande destaque da película são as ótimas atuações. Christian Bale rouba a cena com sua impressionante e comovente atuação, retratando um ex-boxeador viciado em crack, que tenta proteger seu irmão da sua maneira, porém acaba barrando a vida do caçula. Melisa Leo é outra cuja atuação possivelmente será agraciada com uma estatueta. Não é para menos, já que trata-se de uma bela performance. Fora isso, Amy Adams também exerce um ótimo e intenso papel.
O filme tem uma história comovente, aborda de maneira delicada as intensas relações familiares e a necessidade de se fazer escolhas e de contar com o apoio de quem se ama nas caminhadas da vida.


Nenhum comentário: