quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Maratona Oscar: Frost/Nixon

Indicações ao Oscar 2009:
Melhor Filme
Melhor Diretor: Ron Howard
Melhor Ator: Frank Langella
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Edição

Frost/Nixon tem como ponto de partida o escândalo do Watergate, em 1972, quando o governo republicano do presidente Richard M. Nixon autoriza implantar escutas no prédio Watergate, onde trabalhavam democratas. O intuto era espionagem, envolvendo assuntos relacionados a guerra do Vietnã, e atender certos interesses. Acontece que as fitas das escutas vazaram e uma série de punições sucedeu-se, culminando no impeachment do presidente Nixon.
Quase três anos depois, Richard Nixon deu sua primeira entrevista após a renuncia, e escolheu o apresentador britânico David Frost como seu entrevistador. A trama do filme gira em torno dos bastidores e das gravações das entrevistas do programa.
O que impressiona no filme de Ron Howard é o rigor técnico. O filme, em alguns momentos, torna-se um documentário, com opiniões e desabafos dos personagens a respeito da entrevista. O longa, como um todo, é uma mistura de filme/documentário, transmitida de uma forma brilhante pelas experientes mãos de Ron Howard. O roteiro é assinado por Peter Morgan (A Rainha), e por tratar-se de um drama sem cenas de ação, o clímax são os diálogos e discussões entre Frost e Nixon. Tanto apresentador quando ex-presidente têm muito a ganhar e a perder conforme o desenrolar das entrevistas e por isso, as cameras transmitem não só uma tentativa de se entender o que realmente aconteceu no escândalo, mas também uma batalha de ego entre dois homens que têm muito em comum, apesar das divergências.
As atuações são ótimas e graças as performances de Frank Langella (Nixon) e Michael Sheen (Frost), o confronto e o interesse dos dois personagens são o que sustentam e exaltam a trama. Frank faz um convincente e rígido Nixon, enquanto Michael transparece a irreverência do apresentador Frost. O desenrolar dos acontecimentos reais, mais especificamente das entrevistas, culminaram em um dos momentos mais marcantes da televisão e da política americana.

Com muita técnica e roteiro inteligente, Frost/Nixon é um grande candidato às estatuetas e principalmente, um ótimo filme, com qualidade e conteúdo. Um filme difícil, que a maioria passará batida, mas muito satisfatório para aqueles que se dispuserem a assistir.

NOTA: 9,0

Nenhum comentário: