terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Preparados para a realidade?


Com a situação da crise econômica mundial, em meio ao clima de recessão, eis que surge um "herói," um salvador: Obama. Camisetas, posteres, adesivos, e-mais com arquivos powerpoint... É o fenômeno Obama. Outro dia ouvi uma frase: "É, vamos esperar que o Obama resolva" Simples assim.
E as possibilidades e consequências serão: se no fim der errado, as pessoas irão criticá-lo severamente, provavelmente haverá agravação dos problemas raciais nos EUA e novamente o poder republicano - religioso, tradicional e hipócrita - retomará a Casa Branca; se por outro lado, der certo, se acontecer esse "milagre" esperado pelas pessoas, Obama também será criticado, desta vez por fanáticos cérebro de amendoim, cuja alegação será de que Obama é na verdade o anticristo, que trás enganação aos povos. E assim as coisas continuam. Observe que nas duas consequências, há sempre o mundo místico e ilusório por de baixo dos panos, ou descoberto mesmo, escancarado.

O homem sempre está inconformado. Será que ele é inconformado pois não encara a realidade ou não encara a realidade pois é inconformado? É muito mais fácil depositar as esperanças e anseios nas coisas que não são terrenas. É mais fácil justificar que no fim o segredo é aguentar as coisas aqui que depois, na ló céu, tudo será repleto de glória e júbilos, do que arregaçar as mangas e ir para a luta.
É mais fácil esperar que um homem, igual a todos nós, faça um milagre, mágica, salve o mundo da crise, da fome, da guerra, da corrupção, do efeito estufa, da invasão alienígena, do diabo, faça todos prosperarem, traga paz, enquanto ficamos torcendo, animadamente e esperançosos por isso. É mais fácil esperar um príncipe encantado. É mais fácil rezar e pedir um emprego do que ir de porta em porta em busca de uma ocupação. É mais fácil acreditar na divina providência, criar saídas místicas que nos mantenham "satisfeitos" com nossa incapacidade e esmorecimento e que não forcem a ter que ir atrás para conseguir. É bom acreditar que a minha vida é desse jeito porque deus quer e não porque sou um incompetente, miserável, medíocre. A Verdade dói. realidade dói.

Quando se busca, ou se consegue ou não. Porém muitos não aguentam o NÃO. E o não é a metade das possibilidades do mundo real.
Não existe recompensa no mundo, a não ser aquela que você faz para si próprio. Ser um bom garoto não vai evitar com que eu morra em um assalto. Fazer bem para o vizinho não vai me garantir saúde. Se quer algo, vai ter que ralar muito. Satisfação pessoal, não recompensa.
Então, para que vou viver a realidade, dura e injusta, se tenho uma opção de viver um mundo que me oferece nada e consigo viver com isso? Depois dizem que é impossível para o homem viver com nada! Mas a maioria vive! Nada de sentido, nada de realidade.

Um comentário:

Anonymous coward disse...

É muito mais fácil ficar apontando os erros dos outros do que corrigir os próprios. Na hora de arregaçar as mangas, e efetivamente fazer alguma coisa, são poucos os que ficam. Parece que é difícil perceber que quanto maiores os riscos, maiores os ganhos. No fim, por medo de perder pouco não se faz nada. (...) A questão não deve ser de fazer o que é fácil, mas de fazer o que é certo. E o que é certo se faz independentemente do preço, porque essa é a natureza de fazer o que é certo. É apenas curioso que coragem física seja algo tão comum hoje em dia, e fibra moral seja algo tão raro.