terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Maratona Oscar: O Leitor


Indicações ao Oscar:

Melhor Filme
Melhor Diretor: Stephen Daldry
Melhor Atriz: Kate Winslet
Melhor Roteiro Adaptado

Melhor Fotografia


Kate Winslet está de volta, no drama "O Leitor". A trama do filme se desenrola em meio à Alemanha nazista, mas precisamente no final da 2ª Guerra Mundial. Só que o nazismo desta vez não é o foco principal. A história começa com Michael Berg (Ralph Fiennes, no futuro) relembrando sua paixão por Hanna (Kate Winslet), uma funcionário do estado. Ele a conheceu quando tinha apenas 15 anos e ela algo em torno dos 25. Eles começaram a ter um caso amoroso, mas uma boa proposta de emprego força Hanna a sair da cidade. Anos depois, Michael encontra Hanna no tribunal, sendo julgada por seus atos como nazista. É então que Michael e o público começam a se questionar se aquela pessoa, que ele ainda ama, pode ser capaz de tanta crueldade.
O foco do enredo é na relação do casal e depois nas atitudes do jovem Michael diante do julgamento de Hanna. Muitas águas irão rolar. Hanna é uma mulher muito reservada e um pouco rude, mas que esconde um lado delicado e apaixonante, que encanta o desengonçado garoto. Mas a relação entre eles podia ser mais explorada. Erros como esses são comuns, já que é difícil fazer uma boa adaptação de um livro para às telonas.
Mas há outro motivo para assistir o filme: Kate Winslet, como sempre, está ótima. Ela é sem dúvida uma das melhores atrizes da nova geração, se não a melhor. Ela consegue alternar bem entre a frieza e o sorriso melancólico de Hanna. Mas vou logo dizendo que não é o papel mais marcante da atriz, não por erros de Kate, mas por falhas no roteiro. Se ela levar o Oscar, o que é uma grande possibilidade, será pela carreira e merecimento desta brilhante atriz, e não por este papel, isoladamente.
O Leitor é um filme com uma boa trama, que guarda belas e não tão belas surpresas. Apesar do tema batido, a trama consegue se sobressair com a relação especial entre Michael e Hanna e com os acontecimentos após a separação do casal. Além disso, muitas vezes você vai se colocar no lugar de Michael, e então, concordar ou não com suas atitudes.
É uma bom filme, mas não merecia todo esse destaque, como melhor filme, direção e roteiro. Mas tem seus méritos.

Nota: 8,0

Nenhum comentário: