terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Maratona Oscar: O Curioso Caso de Benjamin Button


Indicações ao Oscar:

Melhor Filme
Melhor Diretor: David Finscher
Melhor Ator: Brad Pitt
Melhor Artiz Coadjuvante: Tarija P. Henson
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Trilha Sonora Original
Melhor Direção de Arte
Melhor Fotografia
Melhor Mixagem de Som
Melhor Efeitos Especiais
Melhor Maquiagem

Melhor Figurino

Imagine uma pessoa que nasce velha e vai ficando mais nova á medida que os anos passam. Essa é a premissa do Curioso Caso de Benjamin Button. Brad Pitt encarna o homem com o destino diferente e o que parece ser o sonho de muita gente, ficar mais jovem com o passar do tempo, pode ser um grande desconforto.
O filme é uma fábula, contada de uma maneira deliciosa, que discute, de uma maneira diferente, a morte. A forma como Benjamin vê o mundo e vice-versa faz com que situações inusitadas se prolonguem pelas 3 horas de filmes. Algo semelhante à Forrest Gump: um homem especial excluído por muitos, mas amados por outros.
Em termos técnicos, o filme é impecável. A direção de David Finscher está ótima. A forma como o filme é contado, uma deliciosa narrativa, mescla com belas imagens e cenas mágicas. É um filme mágico. O único defeito é a longa duração, o que acaba ficando massante após o término da segunda hora.
As atuações são competentes. Brad Pitt segura muito bem a responsabilidade do papel principal. Cate Blanchet continua estonteante. Tarija Henson está bem no papel na mãe de Benjamin, mas não ao ponto de merecer uma indicação. O papel é meio clichê.
Enfim, Benjamin Button é um fime brilhante, impecável nos aspectos técnicos, mostrando que é possível usar o melhor em qualidade visual e sonora, sem cenas de ação, explosões e brigas. Apresentou uma sábia altenativa em como utilizar o que há de melhor em tecnologia cinematográfica. A trama é linda, mas pela longa duração do filme, perdi um pouco o foco, o que acaba comprometendo uma melhor assimilação do público. Mas provavelmente levará a maior parte dos prêmios técnicos, e provavelmente melhor filme e direção.

Nota: 8,5

Nenhum comentário: