terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Maratona Oscar: Dúvida


Indicações ao Oscar:

Melhor Atriz: Meryl Streep
Melhor Ator Coadjuvante: Philip Seymour Hoffman
Melhor Atriz Coadjuvante: Amy Adams
Melhor Atriz Coadjuvante: Viola Davis
Melhor Roteiro Adaptado

A primeira coisa que me chamou atenção em "Dúvida" foi assistir Meryl Streep e Philip S. Hoffman (dois dos atores que mais admiro) juntos em um filme. E não me espanto quando vejo que quase todas as indicações do filme, ao Oscar, são na área de atuação. Minhas espectativas pareciam não ser em vão: grandes atuações.
Dúvida, é uma adaptação de um peça, cuja protagonista, a irmã Aloysius (Meryl Streep), diretora de uma rigorosa escola católica no Bronx, acusa severamente o padre Flynn (Philip Seymour Hoffman) de ter abusado um aluno negro. os dois então, entram em um embate verbal para resolver o caso.
O roteiro é simples e sem muitos rodeios. Limpo, direto. O que prende são as brilhantes atuações, não só de Meryl e Philip, mas das coadjuvantes, mas marcantes, Amy Adams e Viola davis. Amy faz o papel de uma irmã que começa susapeitando do padre, mas pela falta de provas, começa a se questionar se ele é mesmo culpado. Viola faz a mãe da suposta vítima, que irá surpreender o público com algumas de suas colocações. Como o filme não tem ação, o clímax são as brigas verbais entre a intransigente irmã Aloysius e o padre suspeito. Durante o filme, ele dá fortes indícios de ser culpado e não. E a dúvida vai cercando não só os personagens, mas o público, e acaba desembocando em um final que não poderia ser melhor. Perfeito!
Dúvida é um bom filme, com uma trama sem muitas enrolações. Um elenco ótimo, que segura bem a cerca monotomia. Ideal para fãs de ótimas atuações e de uma trama cheia de mistérios. Até onde alguém pode ir por algo que acredita, ou não?

Nota: 8,0

2 comentários:

Matheus Pannebecker disse...

Achei "Dúvida" um dos filmes mais interessantes desse Oscar... Merecia ganhar algum prêmio, ao menos eu torcia pra isso.

Achei teu blog no teu profile pela comunidade de 30 Rock. Resolvi dar uma olhada e gostei bastante, parabéns =)

Lauro Acosta Júnior disse...

Obrigado! Sinta-se a vontade hehehehe