terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Maratona Oscar: Slumdog Millionaire



Indicações ao Oscar:

Melhor Filme
Melhor Direção: Danny Boyle
Melhor Roteiro Adaptado
Melhor Trilha Sonora Original
Melhor Canção Original: Ja Ho
Melhor Canção Original: O Say a
Melhor Fotografia
Melhor Edição
Melhor Mixagem de Som
Melhor Edição de Som

Um garoto pobre, membro da numerosa e mais rebaixada casta da sociedade indiana, ganha 20 milhões de rúpias em um programa de perguntas e respostas. Como isso é possível? Seria sorte ou destino? São essas perguntas que desencadeiam a trama do simples, mas promissor, filme de Danny Boyle.
Slumdog Millionaire se passa na Índia e não trata-se apenas de um filme com uma ótima trama, mas de um expositor da realidade das castas inferiores. O jovem protagonista, desde sempre conviveu com a miséria, a violência, a frustração. Mas se engana quem pensa que Slumdog é um filme pessimista e com uma energia negativa. Pelo contrário! O filme realça a energia e brilho das pessoas que não deixam-se abalar pelas circunstâncias e tentam levar a vida da melhor maneira possível.
O filme tem ação, tem romance, cenas hilárias e outras fortes e chocantes. Além de entreter, o filme acaba levando muitas questões que farão o público a refletir sobre muitas situações. Existe destino? Sorte? Milagres? O que é necessário para ser feliz? Dinheiro? Amor? Sonhos? Conquistas?
O filme não conta com todos os aparatos técnicos, como os de Benjamin Button, mas acerta pela simplicidade. Simplicidade é a palavra chave para descrever o filme. Simplicidade nas filmagens, na trama, na vida das castas inferiores. Mas nem por isso erra. Mas uma lição que este filme carrega.
Claro que nem tudo é perfeito. Embora a trama seja interessante e empolgante, soa chiclê e meio improvável em muitas partes. Mas tudo isso é compensado pelo espírito da produção.
Slumdog Millionaire prova que simplicidade pode ser, muitas vezes, uma saída certeira e muito mais envolvente que grandes produções. O filme cumpre vários papéis como película, não apenas entretendo, porém também, informando, quebrando barreiras e colocando o público a refletir.

Nota: 9,0

Um comentário:

Anônimo disse...

vou ver!