quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Fotos em preto e branco


Por que será que fotos em preto e branco são tão legais?

Talvez porque elas escondam imperfeições. Talvez porque dão aquele tom "estiloso" ao mostrar algo retrô diante das diversas cores e aquarelas captáveis pelas câmeras mais modernas. Ou então talvez o P&B seja a conexão com o passado, com aquelas lembranças que não queremos abandonar ou esquecer.

Só sei que fotos em preto e branco exercem um grande fascínio sobre os observadores. Se o colorido é mais divertido e ressaltado, qual a razão da maioria dos convites de casamento, de festas da alta sociedade, das festas de formatura serem em P&B? É fato a conexão com estilo. Mas não é só isso. O olhar transmitido por uma foto em P&B é muito diferente daquele das fotos com centenas de cores. Não é um olhar alegre, como daqueles estampados nos rostos daquela família que se reuniu ao redor da piscina, no domingo ensolarado, com muitas boias, bolas, brinquedos coloridos... É um olhar melancólico, misterioso, profundo.

O interessante é que apesar do ser humano ser capaz de vizualizar centenas de cores, são necessárias apenas duas para expor os sentimentos mais complexos e profundos. Talvez as cores sejam um recurso para disfarçar aquilo que queremos esconder. Elas desviam nossa atenção para outras coisas. No P&B você não tem saída ou outra alternativa. Passamos a analisar os detalhes mais simples e antes não observados quando somos distraídos pelos brilhos e luzes.

É então que passamos a notar sentimentos e emoções que negamos ou desconhecemos. O nú do P&B nos transporta para outro mundo de sensações. Por mais carregada que seja a foto, em P&B ela se torna simples e vulnerável. Talvez por isso que nos escondemos na selva de cores.


3 comentários:

Anônimo disse...

Antigamente diziam que a foto era uma forma de aprisionar a alma das pessoas... Ainda acredito nisso, não dessa forma, claro. Mas se for pensar, uma foto aprisiona um momento, um sentimento, uma sensação. Cada vez que se olha pra uma foto se revive tudo que a originou. Uma foto aprisiona várias coisas da gente pra eternidade, como se pudesse guardar num pedaço de papel a nossa juventude, nossa felicidade, nossa maneira de ter sido um dia.

Anonymous coward disse...

Dizer que entre o preto e o branco existem só duas cores é ser um tanto simplista. Existem pelo menos sessenta e três tons de cinza distintos para uma pessoa.

O truque não é pensar na foto como colorida, mas como um baixo-relevo. Porque quando você abre mão das cores, tudo o que você tem são formas. E, por bem ou por mal, as formas são tudo.

Existem só dois mundos - o seu mundo, que é o mundo real, e os outros mundos, da fantasia. Mundos como este são mundos da imaginação: a sua realidade, ou falta de realidade, não é importante. O que é importante é que eles estão lá. Estes mundos são uma fuga. São uma saída. São uma ameaça. São um sonho, e poder; são refúgio, e dor. Eles dão sentido ao seu mundo. Eles não existem, e por isso eles são tudo o que importa.

Lauro Acosta Júnior disse...

Falou bonito anthuan. Anda inspirado também? rsrsrs