terça-feira, 18 de novembro de 2008

Uma pitada de sal faz toda a diferença


Em muitas formulações, dentre várias xícaras de farinha de trigo, leite, algumas colheres disso ou daquilo, está lá, aquele ingrediente que parece ser tão insignificante, inútil e fora de contexto: uma pitada de sal. Como que uma pitada de sal, diante de 6 copos de farinha de trigo, vai causar alguma melhora no meu bolo? Na verdade, as pessoas, em sua maioria, nem pensam nessa relação e passam batidas pelo "efeito de uma pitada de sal". Muitos ignoram e acham esforço demais pegar o saleiro que está em cima do armário, lá longe, e acrescentar a pitada de sal que, "oras bolas, não fará diferença alguma." Outras até adicionam, e isso é tão rotineiro que nem ao menos se questionam, o impacto da adição de uma pitada de sal. Preferem não questionar o livro de receitas, as falas da Ana Maria Braga ou os ensinamentos da vovó e seguem adiante.
Só para esclarecer, uma pitada de sal faz toda a diferença, para o bem ou para o mal. Uma pitada em bolos, realça o sabor e aumenta a firmeza das claras em neves. Mas também, uma pitada de sal diariamente pode ser responsável por derrames. Três gramas de sal a menos em cada porção nos alimentos industrializados seriam suficientes para evitar, aproximadamente, 22 % dos derrames cerebrais e 16% dos ataques cardíacos na Inglaterra, segundo estudos da Faculdade de Medicina Saint Bartholomew, em Londres.

O que eu quero dizer com tudo isso? Que certas coisas que não damos valor, pela sua aparente "insignificância" ou por não chamarem tanto a atenção, podem mudar um rumo de vida, melhorar aquele dia de cão, fazer sim, toda a diferença. Coisas pequenas, como um sorriso, um abraço, uma piada, uma palavra, um banho, uma música... Muitas vezes temos essas pitadas que dão mais valor e significado as coisas e não percebemos isso.

3 comentários:

Anônimo disse...

falei que vc devia começar a escrever! Já está nos favoritos... agora... vamos combinar que apesar do ódio de TADF vc até que aprendeu alguma coisa... rsrsrsrs

Agora o comentário sério: são as coisas mais simples, mais insignificantes que fazem mais falta. A gente tem o costume de "take everything for granted" e pouco a pouco deixa de dar valor ao sal q tempera a nossa rotina.

Eu tenho sorte... uma variedade de temperos diários, e agora, um jeito novo de acompanhar uma cabeça em constante movimento.
TKS!

Anonymous coward disse...

Se tudo (até mesmo as menores coisas) fazem toda a diferença, então não é o mesmo dizer que nada faz diferença alguma?

Lauro Acosta Júnior disse...

é algo a se pensar msm anthuan