terça-feira, 25 de novembro de 2008

Meus 10 álbuns preferidos

Melhor do que músicas marcantes, é um álbum repleto delas. Após penar muito, consegui eleger os 10 álbuns mais marcantes na minha vida, os favoritos, aqueles que não enjôo nunca e que significam muito para minha personalidade e história de vida. Eles não estão em ordem de prioridade, porque iria dar muito trabalho colocar minha escala dos preferidos... talvez até impossível. Só posso dizer que esses são os álbuns que não consigo viver sem ouvir.



Back to Black - Amy Winehouse
Apesar dos diversos efeitos e aparelhagens modernas que predominam nas músicas hoje, a polêmica Amy Winehouse provou que nada melhor do que o soul e o jazz de antigamente. Com fortes influências de gêneros do passado, Amy formulou um álbum cativante, brilhante, gostoso para ouvir e cantar, apesar do tom depressivo na maioria das músicas. Sem dúvida uma das produções mais expressivas dos últimos anos.





Blackout - Britney Spears
Na fase mais conturbada de Britney Spears, surge Blackout, com produção do grande Danja. O álbum é sem dúvidas o melhor da carreira da cantora. Com muitos efeitos, batidas brilhantes e o uso de sintetizadores, Blackout soa como uma perfeição para a pista. É um álbum meio obscuro, abusado, ousado, com músicas agitadas que nos levam a outro nível de contato e sensação com a pista de dança.






A Rush of Blood to the Head - Coldplay
Descrever o som do Coldplay é uma tarefa difícil. É um som único, posso até arriscar em dizer... um som mágico, que nos transporta para outras realidades e sensações. Esse cd é muito bom, variando de batidas agressivas a batidas calmas, de canções com letras fortes a descontraídas.





Back to Basics - Christina Aguilera
Dona de uma potente voz, Christina tinha lançado em 2002, Stripped, um álbum obscuro e difícil. Mas então, em 2006, surgiu Back to Basics, com a intenção de trazer ao pop, as influências e batidas do jazz e do blues. Essa mistura soou como um álbum muito elogiado pela crítica, levando Christina a um novo patamar em sua carreira. O álbum é delicioso, divertido, autêntico. O disco 1 é muito bom, mas o disco 2 é perfeito.




Love, Angel, Music, Baby - Gwen Stefani
Esse álbum é uma bagunça, uma deliciosa e divertida bagunça. Gwen buscou inspiração nas batidas dos anos 80 e transmitiu isso em 12 faixas, que trazem canções diferentes ,e por que não dizer, sem noção? O álbum abusa de onomatéias e sons do cotidiano, como batidas de carro, tintilar de moedas, vozes de terceiros, em inglês e em japonês! Mostra que para fazer um álbum bom basta criatividade e ousadia, sem precisar apelar para as curvas do corpo, que por sinal, Gwen dá um show também.



Franz Ferdinand - Franz Ferdinand
Não me lembro o que me levou a comprar esse cd, só sei que no momento que eu escutei o álbum, pirei o suficiente para eleger a banda como minha favorita. O som é empolgante, descontraído, soa como Beatles, só que mais moderno. Rock dançante, o cd é uma viagem, tanto em melodia quanto nas letras obscuras e simples. Simplicidade é a palavra chava para descrever esse álbum. O simples que cativa.





Ladies & Gentlemen - George Michael
Uma coletânea com os maiores sucessos do cantor. George Michael é dono de uma bela voz, além de ser um ótimo compositor. Ao longo das 29 músicas, George mostra seus talentos, não só na sua voz, que acompanha belas melodias, mas nas letras cruas, diretas e sinceras. Além disso, é legal acompanhar e curtir a versatilidade do cantor, com músicas para a pista e outras para o coração.





Graduation - Kanye West
Foi difícil escolher entre Last registration e Graduation. Ambos são excelentes, mas quando penso em Kanye West, são as músicas do Graduation que permeiam minha mente. Kanye é a luz em meio a muitos rappers vazios e superficais. As músicas do álbum são originais, muito bem produzidas, com ótimas participações, e transmitem muito bem as habilidades do rapper. Um cd monstruoso.





The Emancipation of Mimi - Mariah Carey
Antes eu conhecia Mariah por duas músicas e pela fama da cantora, é claro. Mas após escutar este cd, passei a ser fã de sua bela voz e de suas músicas, as mais perfeitas para a fossa e para curtir aquele momento introspectivo. Daí, foi alguns passos para me apaixonar por toda sua discografia. TEOM marca o retorno da diva após uma fase difícil no cenário fonográfico. Trata-se de um álbum fortemente influenciado pelo R&B, soul e por batidas modernas, tocado pela bela e potente voz da famosa cantora das 7 oitavas. Classudo!



Stop the Clocks - Oasis
O álbum reúne alguns dos maiores sucessos da bada inglesa, ou seja, um cd de muita qualidade. Oasis é para todos os momentos, desde os dias ensolarados até os sábados mais chuvosos. As músicas são embaladas por belas melodias e claro, a batida rock tão boa de se curtir. Um álbum para refletir, cantar alto, chorar, rir, curtir.





Um comentário:

Anônimo disse...

Emancipation de mimi, back to black e coldplay estão entre os meus favoritos tb. Ainda estou me acostumando com Britney, mas simpatizo com a causa.
Agora, uma bronca pro Sr., cadê as atualizações desse blog? Devaneios? Casos? Acasos? Pensamentos soltos traduzidos em palavras? Sinto falta do passeio pela sua mente.